Escola da Concavada mantém-se aberta

Nos últimos meses a EB 1 Concavada tem sido identificada em algumas listas da imprensa como sendo uma das escolas em risco de fechar por ter menos de 21 alunos. No final de Junho, no entanto, foi tornada pública a lista da Reorganização da Rede Escolar oficial e definitiva do Governo, onde a EB 1 Concavada não está sinalizada.

A esta lista junta-se o testemunho da Vereadora Celeste Simão, que visitou o local há uns meses e que garante ter sido pedida autorização de funcionamento, e a confirmação do Presidente José Felício de que a União das Freguesias não foi notificada sobre qualquer mudança do plano original do executivo – manter a escola em funcionamento.

Isto tudo significa que, apesar de oficialmente ter estado prevista para fechar em anos anteriores, a EB 1 Concavada irá estar aberta pelo menos mais um ano. Depois disso ainda persiste a incógnita.

Com esta nova Reorganização da Rede Escolar do ministério de Nuno Crato feita sobre a pretensão de garantir “melhores condições” aos alunos, fecham 311 escolas do 1º Ciclo em 129 concelhos. Viseu é o distrito onde irão fechar mais, com 57 escolas na lista, seguido de Aveiro com 49 escolas, e do Porto com 41. O distrito de Santarém fica numa posição bem abaixo na lista com 12 e no concelho de Abrantes não está previsto o fecho de qualquer escola no próximo ano lectivo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s