Editorial – Passar o testemunho

editorial logo 3-1

Esta será a minha (Renato Lopes) publicação final antes de passar o testemunho ao meu colega Eduardo Jorge. Criei esta página do zero a meio de Maio e na altura considerei que tinha havido uma resposta bastante positiva. Quatro meses e meio depois vemos uma autêntica explosão. A tendência foi sempre de crescimento, mas Setembro bateu todas as expectativas.

No mês da nossa inauguração chegámos exactamente às 2.196 visualizações e 350 visitantes únicos. Em Setembro ultrapassámos as 15.500 visitas e os 3.500 visitantes únicos; ou seja, houve um crescimento de 700% no número de vezes que a página foi vista, e um crescimento de 1000% no número de pessoas que a viram durante o mês. Isto significa que durante o mês de Setembro essas 3.500 pessoas abriram pelo menos o site 4 vezes, e que temos uma média de 516 visitas e 116 visitantes únicos por dia.

Estes resultados, para uma página de cariz local e praticamente acabada de criar, são bastante positivos e mostram um ritmo de crescimento que abre portas para muito mais.

Fico feliz de aos poucos a palavra ir passando. Chegar a um evento e ter pessoas prontamente a alinharem-se numa pose para o “fotógrafo da página” sem ter que dizer uma palavra – confesso que é uma sensação bastante agradável de reconhecimento. Espero ter retribuído esse carinho e para isso fiz o meu melhor.

É certo que ficou muito por fazer, e muitas ideias que não houve tempo de concretizar, mas entre tanto não houve tempo para tudo, e peço as mais sinceras desculpas a quem mostrou boa vontade e dedicou algum tempo seu e acabou por não ver a sua marca.

Mas ideias há sempre, e sempre haverá. Este é um ponto de partida – nunca foi o trabalho final – e quem sabe daqui a uns anos não temos uma página de referência em relação às comunidades locais, que cada vez mais usam a informática e as redes sociais não só como um complemento às suas vidas, mas também como uma outra forma de se ligarem à sua terra, e à sua comunidade. Estas estatísticas mais que provam isso.

Portanto o olhar é no futuro. Esta página nunca foi minha, mas de todos os que a vêm, lêem e participam na sua construção (mesmo com correcções). É da comunidade, de todos nós – a nossa marca na grande rede de informação – e é por isso que será uma coisa para estimar e desenvolver com dedicação, não só por nós concavadenses e alveguenses, mas também pelos nossos familiares e amigos que saíram do país (temos visitas vindas de todo o mundo, do Luxemburgo à Suiça, passando pelo Brasil, Reino Unido, Alemanha, Holanda e muitos mais).

Tenho a plena confiança de que a página fica em boas mãos e que a União das Freguesias de Alvega e Concavada vai usar esta ferramenta de ligação com a população para ajudar na construção de uma freguesia melhor.

 

Um bem haja a todos e obrigado pelo apoio,

Renato Lopes

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s