Curiosidades

Neste espaço fica uma lista (sempre em crescimento) de curiosidades ou trivialidades que poderiam talvez não saber sobre a vossa própria terra. Mais uma vez, caso tenham algo a acrescentar, é só dar-nos um toque.

 

Sabiam que:

1 — A Quinta do Pombal, em Alvega, foi descrita pelo famoso escritor Alexandre Herculano na sua obra “Um Ano da Minha Vida e Apontamentos de Viagem”?

2 — A família Mendanha, proprietária original da Quinta de Santo António em Alvega, era rival ferrenha do Marquês de Pombal?

3 — Quem escreveu o “Hino de Nossa Senhora do Rosário de Fátima” (ou mais conhecido por “Avé de Fátima” ou cântico “A Treze de Maio”), lido e recitado por todo o mundo, foi o nosso poeta António Botto? O poema foi publicado em 1955 e aprovado pelo Cardeal Patriarca de Lisboa da altura – D. Manuel Gonçalves Cerejeira – , numa estonteante edição de 40 mil exemplares, cada um numerado e assinado à mão pelo poeta. Desde então foi traduzido para inúmeras línguas e é hoje um dos hinos a Nossa Senhora de Fátima mais conhecidos do planeta.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s